quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cuidados com a dentição infantil




Ao decidimos ter um filho, às vezes não temos noção do mundo de descobertas que vem junto. Quando os primeiros dentinhos da minha Isabela nasceram, eu me perguntei: como faço para limpá-los? Mas se ela só mama é necessário limpar? A pediatra me indicou um odontopediatra, mas descobri que esta questão da dentição poderia ter sido iniciada até mesmo na gestação. Antes dos bebês nascerem existem alguns fatores que podem interferir na sua saúde bucal. Por exemplo, existe um antibiótico comum, a tetraciclina, que podem causar manchas e/ou descoloração nos dentes, alterando assim o esmalte. Por isso, não deve ser utilizado a partir do segundo trimestre de gestação nem por mães que estejam amamentando. Outros antibióticos causam o enfraquecimento do dente da criança, quando usado pelas mães ou na própria infância da criança.Já navegando pela net, achei uma pesquisa, realizada com 135 crianças, que afirma que 21,6% delas tinham problemas no esmalte dos dentes, enquanto 33,6% apresentaram deterioração deles devido à falta de vitamina D no organismo da mãe durante a gravidez. Mas é importante ressaltar que todas as vitaminas são importantes para o bebê durante a gestação. Por isso, a maioria dos obstetras receitam poli vitamínicos. 





Depois que o bebê nasce, a atenção redobra. Nos primeiros meses a avaliação é menos detalhada, mas por volta dos seis meses de idade, quando nascem os primeiros dentinhos (geralmente os inferiores) é importante preveni-los contra as caries que podem ser causadas pelo uso da mamadeira. Frequentemente eu umedecia alguma gaze ou pano esterilizado com agua e limpava pelo menos uma vez por dia as gengivas. Já minha avó preferia limpar com mel rosado (os pediatras condenam). Também me informei sobre o flúor.Alguns odontopediatras receitam suplementos de flúor para o bebe. Eu nunca utilizei, mas acho válido, quando acompanhado por um especialista. Aproveito a postagem para publicar uma tabela de algumas vitaminas e em que alimentos elas são encontradas. Veja abaixo!



Cuide do seu filho e lembre-se: o amanhã pode ser bem mais bonito :)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Você usa seu smarthphone para acalmar seu filhote?






Na era dos tablets, android e Iphones vejo que muitos pais vem utilizando da tecnologia para acalmar as crianças (sim, também faço isso!!!).

Lendo uma matéria na revista Pais e Filhos, vi uma pesquisa realizada por uma rede de supermercados americana, a ASDA, que afirma que 27% dos pais oferecem seus smartphones para os filhotes quando os mesmos choram. Já os famosos ‘bubus’ ficam em segundo lugar, sendo utilizado por 9% das mães.


Mas o que dizem pediatras e pedagogos sobre o assunto?

Pesquisando na WEB, encontrei uma entrevista do pediatra Sylvio Renan de Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria,  em que ele diz que o aparelho pode ser uma boa maneira de distrair crianças de 2 anos ou mais. “Para essas crianças, o uso do smartphone é uma boa solução já que os aparelhos têm alguns jogos que estimulam a coordenação cognitiva e a criatividade da criança", diz o especialista. Mas os limites devem existir. O tempo máximo de "tela" – e neste caso podemos incluir TV, celular, computador - estabelecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria é de apenas duas horas por dia.


Além disso, devemos observar se a criança mantém a tela do eletrônico a uma distância mínima de 30cm dos olhos, se o áudio está compatível, nunca deixar a criança com o aparelho carregando...

Já para os bebezinhos, menores de 12 meses, o pediatra afirma que o bico é melhor do que os aparelhos. Até porque a criança pode por ventura colocar na boca. Alias o simples contato já pode passar contaminações uma vez que sempre levamos estes aparelhos para tudo que é lado.
Além dos smathphones, os pediatras também são taxativos quando o assunto é chupeta. Em uma ‘varrida pela net’ pude observar que o ideal é que não passe dos 02 anos de idade.


Bom, eu tenho duas filhas: uma de 1 ano e a segunda vai fazer 3. Ambas gostam de eletrônicos e ambas gostam dos bubus.


Quando elas se descontrolam procuro sempre acalma-las distraindo com algo que não seja, obvio, o motivo do estresse. O bubu sempre aparece. E um DVD aparece como complemento.

Mas acho que esse lance do vicio da criança está muito ligado a facilidade para os pais. Tem pais que não querem ter o trabalho de pensar em outra atividade pro filho. O celular acaba sendo uma forma mais rápida.


Acho que o importante é você mostrar opções para o seu filho. Livros para colorir, musicas para escutar, tintas, brinquedos... com o mundo de possibilidades que existe hoje, ficar limitado a eletrônicos chega a ser desestimulante.

Se você ama seu filho, o mundo dele com certeza não estará limitado ao que nós nos limitamos. 

Enroladinho de Goiaba

Navegando pelo Facebook, achei na página Receitinhas da Mamãe uma receita bem legal de enroladinho de goiaba.
Que tal preparar para a criançada?


Enroladinho de goiabada



INGREDIENTES200g de farinha de trigo 60g de açúcar 80g de manteiga 1 ovo 300g de goiabada cortada em tiras de 1cm de altura (tiras de qualquer tamanho)

MODO DE PREPARO Numa tigela misture com as pontas dos dedos a farinha de trigo, o açúcar e a manteiga até formar uma farofa. Adicione o ovo e amasse bem até formar uma massa homogênea. Divida a massa em 4 partes. Pegue cada parte da massa e coloque entre 2 sacos plásticos. Com um rolo abra a massa fazendo um retângulo (27cm por 10cm). Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Coloque as tiras de goiabada no centro de cada massa e dobre a massa cobrindo a goiabada no sentido do comprimento formando um rolo de mais ou menos 35cm de comprimento. Transfira estes rolos para uma assadeira e com uma faca corte quadradinhos de 3cm (no sentido do comprimento) sem separá-los. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por aproximados 25 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva em seguida. Custo da receita: R$ 6,10 (600g). Custo do biscoito industrializado: R$ 18,30 (600g).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O melhor trabalho do mundo. Ser mãe.



O universo materno parece que é um mundo paralelo. Um lugar que só quem é mãe entende. Conversar com mães é como se já partíssemos da premissa que 'ela sabe o que eu tô falando'. Você não precisa explicar o porquê que ele só gosta de dormir daquele lado, porque ela gosta mais de arroz com feijão do que feijão com arroz... Não precisa explicar a dor que dá - nossa, e como dá - quando você sai e vê aquele olhinho puxado pedindo para você ficar. Quem é mãe sabe o quanto é bom dar banho com espuma no filhote, o quanto é energizante correr em volta da mesa, o quanto é gratificante vê-los pegar no sono e sentir a sensação que ele está crescendo bem cuidado, amado e feliz. Esse com certeza é um trabalho árduo, diário, continuo e para sempre. Não tem rotina fixa, horário planejado, nem pausas para o almoço. Não tem contrato, demissões e lucros. Seu chefe é o seu maior amor. E é por ele e para ele que você vai executar o melhor trabalho do mundo: O de ser mãe!

Bem vindo ao Melhor Trabalho do Mundo.

Quando minhas princesinhas nasceram, queria muito expressar o quanto elas completam minha vida. Pensei em várias coisas. Assim, nasceu o blog Porque mãe é mãe e vaca é vaca. Era um blog que falava do universo materno mas tinha uma pitada de humor. Hoje, acordei e quis dá um toque mais sério. Por isso o Porque mãe é mãe e vaca é vaca vira O melhor trabalho do mundo. 
Com certeza não sou a primeira, nem serei a última a criar um blog que fala sobre pais, filhos e tudo que o rodeia. Mas posso ser mais uma, dentre tantos, para que juntos possamos formar cada vez mais mães e pais completos quando o assunto for filhos.
Sejam bem vindos a esta nova fase. Sejam bem vindos ao Melhor Trabalho do Mundo.



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Alice in WaterLand - por Elena Kalis


Navegando pela net encontrei este ensaio muito legal da fotógrafa russa Elena Kalis. O tema que a artista usou (Alice in WaterLand) ficou muito bem adaptado, apesar de estar bem saturado.
Neste trabalho, Elena conta com a também perfeita perfomance da filha, Sasha.
































Veja mais trabalhos desta artista AQUI!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...